Variedades

A função de um gestor de obras.

Do planejamento à execução do projeto, uma obra é quase um quebra-cabeça: cada peça deve se encaixar perfeitamente para que nada saia errado. É por isso que, mais do que uma mão de obra qualificada e materiais de boa qualidade, para que uma obra saia do papel é preciso gerenciamento, ou seja, alguém capaz de enxergar o todo para garantir que tudo saia como o planejado.

Valeria Barros é uma das poucas mulheres gestoras de obras, é responsável em fazer com que cada etapa de uma obra seja feita garantindo o bom andamentos de uma construção. É uma profissão que exige um olhar minucioso de cada detalhe e está entre as profissões mais remuneradas da construção civil.

Tem como função conciliar 3 itens fundamentais: Prazo, custo e qualidade. Garantindo que a obra seja concluída no prazo. Respeitando o orçamento previsto e atendendo as qualidades exigidas pelo cliente.

Cada etapa tem uma importância. E cada uma influência a outra. Para Valeria Barros qualquer eventual atraso de uma das etapas pode influenciar as outras. É por isso que o profissional dessa área tem habilidades diferenciadas. Possui capacidade de liderança habilidade gerencial e claro de planejamento.

O que faz com que a mulher seja apta a fazer e muito bem pois essas características estão presentes no cotidiano feminino. Além de:  criatividade para buscar formas diferentes de fazer, de contratar, de comprar, de realizar a construção e conseguir se antecipar aos problemas. 

O gestor de obras é um líder em uma obra. O cabeça capaz de gerir um trabalho com organização que precisa ter em mente que a sabedoria é a qualidade mais preciosa que ela deve buscar.

 

Funções atribuídas a um gestor de obras

Administrar projetos

Analisar projetos compreender a edificação desde medidas e principalmente compreender o projeto e o terreno

Administrar a Mão de Obra

Seja uma contratação direta, ou por empreiteira. Cabe a ele supervisionar toda a equipe

Economia

Função importante para o gestor. Comprar, receber, estocar e aplicar os materiais para a obra.

Finanças

Realiza o controle contábil das notas fiscais, recepção dos produtos na conformidade com os preços contratados, controle de admissão, demissão de empregados, orientação fiscal, folhas de pagamento dos empregados, recolhimento de impostos, muitas vezes, orientada pelos próprios contadores contratados.

Segurança

Cabe ao gestor também garantir a segurança em todos os aspectos da obra. O que inclui a segurança de funcionários, a segurança de usuários futuros e a durabilidade da edificação. 

Valeria Barros é Gestora de Obras, Designer de interiores,  Projetos de interiores, Reformas e Administração de obras

·        

·