Artigo

Artigo - Cerimonialista: ter ou não ter? Eis a questão.

Por mais incrível que pareça, até hoje, em pleno século XXI, ainda me questionam se é realmente necessário contratar um cerimonialista para a organização de um casamento. É aí que eu percebo o quanto as pessoas são mal informadas sobre a importância desse profissional a frente da organização de qualquer evento.

Ter um cerimonialista não é simplesmente uma questão de modismo. A contratação desse profissional é fundamental para que os noivos não corram o risco de ver o seu sonho virar um pesadelo. Além disso, é ele o responsável por transmitir segurança e confiança aos noivos e isso torna a fase do planejamento algo prazeroso e nada estressante.

Um cerimonialista qualificado deve conhecer o mercado a fundo e consegue, com isso, auxiliar os noivos na contratação certeira do fornecedor de acordo com o perfil de cada evento. Assim, cabe a esse profissional encaixar perfeitamente a escolha dos fornecedores no orçamento do casal. Justamente por isso, escolher um cerimonialista é algo bastante criterioso.

Assim, antes da contratação é indicado procurar informações desse profissional nas redes sociais, entre fornecedores e os últimos clientes atendidos (noivas adoram passar informações umas pras outras). Ter algum conhecido que já trabalhou com o profissional também costuma ser um critério bastante usado para a escolha desse profissional.

Lembre-se que este é um momento único, muito esperado pelo casal e que não vale a pena colocar tudo a perder sem a presença do cerimonial ou com profissionais de caráter duvidoso. As lágrimas desse dia tão especial só devem ser de alegrias e emoção, e não de decepção e arrependimento.

E os noivos devem entender que o cerimonialista é o responsável pelo bom andamento do evento. É ele o responsável por orientar o que deve ser observado nos fechamentos dos contratos e procurar harmonizar todos os fornecedores envolvidos. Essa tarefa, de fato, não é fácil, mas é atribuição de um bom gestor. E esse trabalho visa, no final das contas, um resultado positivo alcançado com a plena satisfação do cliente.

E você ainda tem dúvidas se contrata ou não um cerimonialista?

Por

Professora Divina Helena de Camargo

Professora de Cerimonial na PUC Goiás

Consultora e Mentora de Cerimonialistas e Fornecedores

Palestrante Motivacional

E-mail: divinahelena.camargo@gmail.com

Facebook.com/professoradivinahelena

Instagram: @professoradivinahelena e @cafécompitacos