Artigo

Artigo: Cuide do seu sorriso dormindo!

O sono na Odontologia

Quem nunca teve dificuldade em dormir ao lado de alguém que ronca? Ou já acordou engasgado e assustado? Perdeu o sono com o apertar dos dentes? O ronco não é o único vilão de uma noite mal dormida, outros distúrbios do sono como apnéia, bruxismo e insônia também podem afetar negativamente a vida das pessoas e gerar conflitos conjugais. 

Existe ronco sem apnéia, mas não existe apnéia sem ronco. A Síndrome da Apnéia/Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) se manifesta quando há episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono, com redução (hipopnéia) ou interrupção (apnéia) do fluxo de ar, levando a microdespertares e a uma má qualidade do sono.

O paciente pode apresentar cansaço, despertares noturnos, nictúrias, aumento de peso, sonolência diurna, cefaléias, irritabilidade, déficit de atenção, perda da libido, impotência sexual, arritmias cardíacas, hipertensão, entre outros sinais e sintomas.

Gerada pela fadiga física e emocional, a ansiedade também favorece ao aparecimento de outra desordem que é o bruxismo; entende-se pelo ranger dos dentes ou apertamento dentário. O paciente costuma sentir cefaléias recorrentes pela manhã ou ao longo do dia, dores na face e na articulação temporomandibular, cervicalgia, dores de ouvido, zumbido e insônia. Essa parafunção não pára por aí, pode promover reabsorções ósseas das arcadas, movimentações, trincas e fraturas dentárias.

O indivíduo quando procura por um otorrinolaringologista ou neurologista, após minusciosa avaliação e descarte de outras patologias, é encaminhado ao cirurgião-dentista quando da indicação. Em alguns casos, o plano de tratamento tem abordagem multiprofissional.

O aparelho intraoral (AIO) para ronco e apnéia, a placa miorrelaxante e a proteína botulínica para o bruxismo e DTM permitem ao cirugião-dentista auxiliar no restabelecimento da qualidade do sono e seus estágios, assim como o bem-estar diurno.

Garantir uma noite tranquila, acordar com disposição e ter rendimento nas atividades são fatores fundamentais para o casal iniciar e terminar o dia sorrindo!

Dra Ornella Catenacci

CROGO 12176

 

•          Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade São Francisco -SP

•          Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela São Leopoldo Mandic – Campinas/SP

•          Especialista em Estomatologia pela São Leopoldo Mandic – Campinas/SP

•          Especialista em Ortodontia pela Funorte/Cereo – Campinas/SP

Rua 1.136, 246 - Sala 702 - Ed. Personalité Business - Setor Marista (62) 4101-6821 www.draornellacatenacci.com.br