Variedades

Balanço Geral nos Bairros, mais que um case de sucesso, um projeto consolidado de cidadania

Como a iniciativa de uma emissora de TV consegue realizar milhares de atendimentos à população em diversas áreas gratuitamente  e que a cada edição ganha novos parceiros

Cada vez mais ciente da importância da inclusão social das pessoas, da garantia do direito à educação, à saúde, à profissionalização, à assistência social, ao lazer, à convivência familiar e comunitária, a Record TV Goiás iniciou, em fevereiro de 2010, o projeto Balanço Geral nos Bairros. Para quem não conhece um verdadeiro mutirão de serviços que chama a atenção da sociedade para a questão do direito à cidadania.

A primeira edição começou tímida, no espaço existente ao lado do Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, mas a população queria ver de perto como era um programa ao vivo e, além disso, se beneficiar de tudo o que seria oferecido.

Em um mesmo dia e local, foi possível emitir documentos, receber atendimento médico e odontológico. Muita gente que nunca havia tido uma carteira de identidade ou título de eleitor, por exemplo, saiu de lá passando a fazer parte das estatísticas oficiais. Todos esses serviços aliados à diversão e ao lazer.

Do início acanhado até hoje, já se passaram 74 edições do evento e, a cada uma, a emissora se aperfeiçoa e mostra que está no caminho certo: a proximidade cada vez maior com seu público.

 A média de pessoas no evento é de 10 mil pessoas, tendo atingido um recorde na edição em comemoração aos 80 anos de Goiânia, em outubro de 2013, quando mais de 25 mil pessoas estiveram no Setor Morada do Sol, região oeste da capital.

Uma vez a cada mês, quase sempre no último sábado, toda a estrutura de um programa ao vivo é levada a um bairro da capital ou um município do interior.

Para que tudo saia perfeito cerca de 100 profissionais da emissora são mobilizados.

O envolvimento começa na escolha do local, viabilidade técnica da transmissão, estudo da população a ser atendida, que serviços a comunidade mais necessita, envio de ofícios aos órgãos de segurança e parceiros das atividades, entre outros detalhes.

O que pouca gente sabe é que esse pequeno exército de profissionais juntamente com o pessoal terceirizado se desdobra noite e dia para que as horas no palco sejam perfeitas.

No sábado, dia do evento, também são esses mesmos profissionais os primeiros a chegar ao local. É hora de checar cada detalhe antes da entrada do público.

Em dia de Balanço Geral nos Bairros pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem atendimento gratuitamente.

A transmissão ao vivo do Balanço Geral é a partir das 13h sob o comando de Oloares Ferreira com muita informação e diversão. Interagindo com o público presente, o apresentador sabe que em casa o telespectador também acompanha atento cada atração.

O momento mais esperado a cada Balanço Geral nos Bairros é o sorteio dos grandes prêmios como um caminhão repleto de móveis, material de construção para reformar ou construir e um ano de supermercado grátis.

A cada edição, novos parceiros, confiantes no alcance social do projeto, juntam-se ao time, o que reforça que a emissora está no caminho certo, estimulando e valorizando serviços em prol da cidadania, utilizando esse poderoso instrumento de massa que é a televisão.