Coluna Cenário Por Brenno Alves

Prêmio Detran

Em noite de festa o Detran Goiás anunciou os grandes vencedores do 6º Prêmio Detran de Jornalismo. E o Folha Z foi um dos veículos premiados. A reportagem “Sinal verde para a transformação do trânsito em Goiás”, do jornalista Thiago Araújo, de 25 anos, foi escolhida a melhor na categoria webjornalismo. O texto de Thiago evidenciou os principais problemas do trânsito goianiense e brasileiro, bem como alternativas para “contornar” essa situação. Thiago Araújo recebeu o prêmio das mãos do presidente do Detran Manuel Xavier ao lado do editor do Folha Z, Guilherme Coelho.

Obras

Depois de ter coordenado em 11 cidades os encontros regionais do Programa Goiás na Frente, o governador Marconi Perillo se prepara para iniciar, em junho, a execução da segunda etapa do programa, que compreende a visita a todos os 246 municípios goianos até o mês de setembro. Em junho, Marconi comparecerá a 60 cidades para lançar, vistoriar obras, assinar ordens de serviço e convênios com prefeitos de todos os partidos, além de repassar recursos do Estado para as prefeituras.

Destaque

O destaque da Coluna vai para a Vereadora de Trindade Aninha de Carvalho. A vereadora tem trabalhado diuturnamente para levar benefícios ao município Trindadense. Aninha tem demonstrado um novo jeito de fazer politica. Uma politica arrojada. Cobra do município,  acompanha obras, solicita benefícios, leva cidadania e esta sempre assídua na região que foi mais votada. Uma de suas recentes conquistas foi à solicitação da construção do sonhado posto avançado do Corpo de Bombeiros na Região Leste da cidade. Estrategicamente na GO 060 em frente à fábrica da Coca-Cola.

Crise Politica

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), voltou a defender que o Congresso busque uma saída definitiva para a grave crise política que vive o Brasil e que não faça "remendos" por meio de um colégio eleitoral. "Minha preocupação é que uma atitude transitória pode deteriorar a capacidade política. Por isso, defendo irmos às urnas. Quem recua das urnas está se afastando do eleitor. Devemos buscar uma saída definitiva para essa crise que só vai ser resolvida com uma emenda constitucional pela eleição direta", explicou.

Homenagem

Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado José Vitti (PSDB) recebeu a Medalha do Guardião, honraria concedida pelo Gabinete Militar da Governadoria. A Medalha do Guardião é destinada a agraciar indivíduos civis e militares em razão de ações reconhecidas como abnegadas e de inestimável valor ou pelos bons e relevantes serviços prestados no desempenho de missões relacionadas à segurança de autoridades e instituições estaduais. Vitti falou que continuará trabalhando e levando adiante as lutas pelos direitos dos militares em função de tudo aquilo que eles desenvolvem em defesa dos cidadãos goianos. “Essa homenagem não ficará apenas em meu coração, mas, em minha casa em um local que eu possa vê-la e apreciá-la todos os dias”, finalizou.

Premiação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu, o prêmio INOVACIDADE 2017, em Curitiba (PR). Gustavo Mendanha esteve na capital paranaense na solenidade realizada pelo Instituto Smart City Business America, que reconheceu, publicamente, a relevância do projeto nominado pelo prefeito como “Cidade Inteligente”, mas formalmente conhecido como “Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes”. Foram premiadas 16 cidades de diferentes países da América Latina. Aparecida de Goiânia levou o prêmio nas categorias “Tecnologia e Inovação”, “Cidades Colaborativas e Sustentáveis” e “Sociedades Inteligentes”.

Dia do Jornalista

Profissionais de diversos veículos de comunicação foram homenageados em Sessão Especial na Câmara Municipal de Goiânia em comemoração ao Dia do Jornalista. A proposta foi do vereador Alysson Lima (PRB). Os vereadores foram convidados a escolher e homenagear os profissionais da imprensa em Goiás. O vereador Rogério Cruz(PRB) homenageou nomes de destaque da comunicação: Iuri Godinho (Contato Comunicação), Marcelo Albuquerque (Site Curta Mais), João Unes (Site A Redaçao), Euler Belém e Alexandre Parrode(Jornal Opção) , Júlio Nasser (Diário da Manhã), Brenno Alves (Revista Viver Goiás), Fred Silveira(RecordTV Goiás) e Kelly Brasil (assessora de comunicação). O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa(ABI) para homenagear Giovanni Battista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado em São Paulo, em 22 de novembro de 1830.

Idosos

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco Junior (PSD) criando os "Centro Dia de Convivência do Idoso". O projeto tem o objetivo de recolocar o idoso, que se encontra recluso e solitário, no meio social, estimulando que ele se mantenha ativo física e mentalmente. De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a população de idosos é a que mais cresce no Brasil, e a previsão é que o número de idosos com 80 anos ou mais pode passar de 19 milhões em 2060, um crescimento de mais de 27 vezes em relação a 1980, quando o Brasil tinha menos de 1 milhão de pessoas nessa faixa etária.

Brenno Alves
Cenário