Culinária e Nutrição

Culinária: Receitas do Chef Chrystienio Teles

Receitas do Chef

Chrystienio Teles Marques, 36 anos, goiano, chef de cozinha e decorador de eventos. Trabalha na rede hoteleira Hotel San marino há 11 anos é graduado em gastronomia. E é um dos chefs que vem conquistando a cada dia um grande espaço com concorrido mercado gastronômico do Estado.  Confira as dicas desse grande chef, feitas com exclusividade para a Revista Viver Goiás.  

‍Chrystienio Teles Marques

Poulet Avec Pêche Et Vanille

Ingredientes

1 peito de frango inteiro

10ml de azeite

10g de açúcar mascão

3 pêssegos maduros cortados ao meio

200ml de espumante moscatel

50ml de creme de leite fresco

1/2 fava de baunilha

1/2 maço de agrião baby

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Papel alumínio

Modo de preparo:

Pré aquecer o forno a 180 graus, tempere o frango com sal e pimenta do reino, reserve por 20 min, em uma panela que possa ir ao forno, doure o frango com a pele para baixo durante 3 min, em seguida polvilhe o açúcar mascavo sobre o frango e leve a panela ao forno por mais 5 min. Retire a panela do forno e adicione os pêssegos, o moscatel, e a fava aberta, retorne a panela ao fogo ate que o pêssego e o frango esteja cozido, retire os pêssegos e o frango da panela e mantenha aquecidos com papel alumínio. Leve a panela ao fogo para reduzir o molho, finalize com sal, pimenta e creme de leite.

Obs.: A montagem do prato deve ser minimizada, com molho na parte inferior do frango e folhas de agrião para guarnecer.

 

Sopa de frutas  vermelhas com sorvete de maracujá

 

Ingredientes

 

50 gramas de morango

50 gramas de amora

50 gramas de framboesa

30 gramas de groselha

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar 

1 colher de sopa de manteiga

200 ml de sorvete

 

Modo de preparo

 

Em um recipiente adicione a farinha, o açúcar e a manteiga gelada, misture com as pontas dos dedos ate formar uma farofa homogénea e leve ao forno a 180 graus e deixe assar ate secar e reserve. Em um liquidificador coloque as frutas higienizadas e bata ate virar um creme.

 

Montagem

 

 Em um prato fundo ou taça coloque a sopa de frutas vermelhas, adicione uma colher da farofa doce e em seguida coloque uma bola de sorvete por cima, decore com frutas e sirva em seguida.

 

king fish servido com puré de banana

 

Ingredientes

 

200 gramas de robalo

4 aspargos inteiros

1 banana de terra Verde

50 ml de creme de leite

1 colher rasa de manteiga

Azeite

Sal do Himalaia

 

Modo de preparo

 

Em uma panela cozinhe  a banana com a casca em media de 10 minutos. Retire descasque e amasse, em seguida, adicione em uma panela a manteiga e a banana e o creme de leite e misture e leve ao fogo médio ate formar um puré e reserve.

Para cozinhar os aspargos coloque a água em uma panela leve ao fogo, quando levantar fervura coloque os aspargos e cozinha por volta de 3 minutos, retire, escorra a água quente e em seguida coloque água gelada para parar o cozimento. Por ultimo tempere o robalo com o sal do Himalaia e grelhe.

 

Montagem

 

 Corte os aspargos ao meio, faça uma cama   com os talos e coloque o peixe em cima, do lado coloque o puré e decore com as pontas dos aspargos.

 

Dica

Pode decorar com flores comestíveis também.

 

 

Rabanadas D`leite

 

2 pães amanhecidos

200 gramas de açúcar cristal

100 gramas de canela em pó 

1 ovo

200 ml de leite

200 ml de doce de leite

Óleo para fritar

 

Modo de preparo

 

 Misture o açúcar e a canela e reserve, em um recipiente coloque o leite e o ovo e misture, em seguida corte os pães mergulhe ligeiramente e frite por imersão no  óleo quente mantendo o fogo médio, quando tiver fritos, retire e coloque na mistura do açúcar com a canela. Para servir esquente o doce de leite e jogue por cima das rabanadas.

Dica:

As rabanadas com o doce de leite quente pode ser servidas com sorvete.