Entrevista

Faceta de Porcelana e Lente de Contato Dental. Qual a diferença?

Nos dias atuais é cada vez mais comum as pessoas procurarem tratamento estético para os seus dentes. E a procura é pela faceta em porcelana ou lente de contato vem crescendo a cada dia. Aí você decidi mudar seu sorriso para melhor, dar um tom mais estético. Mas pintou a dúvida sobre a melhor técnica para seus dentes. E agora, quais são exatamente as diferenças entre elas? A Revista Viver Goiás conversou com a especialista em Estética e Harmonização Facial, a Ortodontista Dra Rúbia Lorena graduada pela  Universidade Federal de Goiás, confira.

Dra. Rúbia Lorena que trabalha há 16 anos com Estética Dental

ENTREVISTA:

 

1- QUAL A  DIFERENÇA ENTRE FACETA DE PORCELANA  E LENTE DE CONTATO DENTAL?

 

R- Nos dois procedimentos são usados o mesmo material, o que diferencia é a espessura e a necessidade de se fazer desgaste nos dentes. Nas facetas são feitos desgastes maiores nos dentes e nas lentes o desgaste é mínimo.

 

2- QUAL  A INDICAÇÃO DA LENTE?

 

R- As  lentes de contato dental receberam esse nome por serem tão finas, quase que transparentes, elas são indicadas para pequenas correções, como fechamento de espaços entre os dentes, aumento do cumprimento largura dos dentes, mudança no formato.

 

3- QUAL A INDICAÇÃO DAS FACETAS DE PORCELANA?

 

R- Elas são indicadas para casos em que temos que fazer um desgaste maior, dentes escurecidos, desalinhados ou que possuem restaurações extensas.   

 

4- EXISTE CONTRA-INDICAÇÃO?

 

R- Após uma avaliação clínica e exames complementares é feito um planejamento para cada paciente, se alguns elementos dentais estiverem com estrutura muito comprometida pode ser um caso de coroas  ao invés de facetas. Outra contra - indicação, é quando temos dentes muito desalinhados, girados ou mal posicionados, necessitam de tratamento ortodôntico prévio. A Ortodontia, nesses casos, deverá ser realizada  antes das facetas para termos um tratamento correto e com bom prognostico a longo prazo.

 

5-EXISTE O RISCO DAS FACETAS OU LENTES CAÍREM?

 

R- Esse risco não existe se o procedimento for realizado corretamente. Mas deve-se tomar alguns cuidados, porque o que geralmente ocorre são fraturas das incisais (pontas) por hábitos deletérios, exemplo abrir tampas de garrafas, morder canetas e outros.

 

6- QUEM PODE COLOCAR

 

R- Qualquer jovem ou adulto que queira melhorar a harmonia do sorriso, desde que passe por correta avaliação.

 

8- O QUE É MAIS CARO  A FACETA DE PORCELANA OU A LENTE?

 

R- Os dois procedimentos são do mesmo material e requerem o mesmo trabalho, por isso os custos são semelhantes.

 

9- BEBIDAS E ALIMENTOS PODEM MUDAR A COR DAS LENTES OU FACETAS DE PORCELANA?

 

R- Não há mudança de cor como acontecem com as facetas de resinas compostas, por isso não fazemos restrições alimentares.

 

 

10- COMO FICA A ESTÉTICA COM A FACETA OU LENTE?

 

R- Para se ter um bom resultado, o ideal é trabalhar todos os dentes que aparecem no seu sorriso. Um planejamento digital do sorriso pode ajudar a para conseguirmos uma satisfação máxima.

 

Endereço: rua 87, nº 351, sl 03. Centro Curae. Setor Sul.
Fone: (62) 3291-4974. Watsapp (62) 98299-2567.
instagran ig @rubialorena
Facebook Rúbia Lorena Garcia
site: www.rubialorenaodonto.com.br