Entrevista

Entrevista: Roberto Cohen O CERIMONIALISTA DAS ESTRELAS

Por Leonardo Arruda

Roberto Cohen é um carioca nascido em 29 de jullho de 1962. Formado em Odontologia, teve aos poucos sua transição da carreira Biomédica para o Cerimonial. Ao ser chamado por uma grande amiga para ajudar a organizar o casamento dela, se entusiamou com o mercado de festas e aos poucos sua agenda do consultório foi cedendo aos agendamentos de festas e eventos.

Já passaram por suas mãos grandes figuras da Sociedade- Mirtia Gallotti, Família Frering, Matarazzo – da Moda – David Azulay ( Blue Man), Mary Zaide ( Essencial ) Geórgia Wortman – da Televisão e da Cultura – Carolina Dieckmann, Kelly Key, Zeca Pagodinho, Latino, Fátima Bernardes e William Bonner, Mario Lucio Vaz, Lívia Rossi, Kaka Bueno e Marcelo Serrado, dentre outros.

1-      RVG- Inevitável não perguntar: Como começou sua carreira de sucesso. Conte um pouco para os profissionais e noivas que adorariam conhecer um pouco mais de você.

Parece incrível, mas nunca sonhei em ser Organizador de Eventos ou Cerimonialista... Há exatos trinta anos atrás, uma grande amiga de Colégio, me pede ajuda para organizar o Casamento dela, que tinha uma peculiaridade bastante complicada para a época: eles tinham religiões diferentes ! Ela judia, ele católico. Na época, dei uma solução “Salomônica”... Sugeri que ela entrasse de Noiva, com violinos e tapetes e flores, mas não numa Igreja ou Sinagoga, mas sim na Casa de Festas... No lugar do Padre ou Rabino, teríamos um Juiz... E depois do grande sucesso deste evento, que se tornou uma solução para desquitados também, várias pessoas começaram a me procurar... Tive que largar meu consultório, pois eu era Dentista e me dedicar de cabeça a nova função!

 

2-      RVG- Como você define o trabalho de um cerimonialista, e sua importância?

O Cerimonialista é o Maestro que rege uma orquestra de fornecedores (Floristas, Dj’s, fotógrafos, Buffets, decoradores... )fazendo com que nada desafine

O Cerimonialista é um Arquiteto, que projeta, que sonha, que cobra dos seus operários, tudo aquilo que o cliente desejou e “comprou”!

O Cerimonialista é um Psicólogo que entende os noivos e suas famílias, que diagnostica as necessidades de cada família e tenta se antecipar a cada pedido, a cada desejo, para que ele seja plenamente realizado...

 

3-      RVG- O que mudou na forma de “fazer casamentos” desde o início do seu trabalho como cerimonialista até agora?

Acho que o que mais mudou foram os Clientes! Antes eram Mães e Pais que decidiam tudo. O casal era totalmente guiado pelos pais. E a festa tinha as características dos pais e não o DNA do casal! Hoje os nossos clientes são os casais! Muitas vezes resolvem se casar após anos de convivência marital, às vezes até após ter filhos, comprar a casa própria e ter seu cachorro... Rsrsrsrrs

O Casamento, até então era formal e protocolar ...

Hoje, ele é pura diversão! Se não divertir o Casal, e seus convidados, não será um casamento atual!

4-      RVG- Quais são as dúvidas mais comuns entre os noivos, na hora de organizar um casamento?

As dúvidas são inúmeras, afinal, Casamento não é o dia a dia de ninguém ( rsrsrsrsr) salvo se você trabalha com isso.

Cito como as mais frequentes :   -Quanto custa casar...

                                                            -Que traje usar e quando usar?

                                                            -Banda ou DJ?

                                                            -Quem Convida? Pais ou Filhos?

                                                            -Que Serviço usar? Buffet? Empratado? Bistrô?

 

5-      RVG- Casamento é sonho. Muitos casais já sabem o que querem e outros não. Como é possível captar os sonhos e as possibilidades do casal, logo no primeiro encontro?

Sempre digo aos meus alunos que o cliente jamais lhe dará uma SEGUNDA chance de causar uma PRIMEIRA boa impressão...

O bom Cerimonialista tem que saber “diagnosticar” exatamente o que o Casal precisa, o que o Casal quer... Ele tem que ter a sensibilidade de ler as expressões, de captar mensagens ditas na primeira conversa, de observar como eles reagem em cada sugestão dada pelo Cerimonialista.

 

6-      RVG- Quais são as maiores dificuldades nos preparativos para o casamento?

 

A parte orçamentária aliada à lista de convidados é sempre o ponto nevrálgico deste momento do Casal. Eu costumo dizer que se o Casal souber se respeitar nestes momentos que envolvem as famílias, sabendo respeitar o estilo de cada um, as prioridades de cada um ( Pois um prefere investir mais em Comida e o outro em Música) eles terão muito mais chances de serem felizes para sempre pois este é o primeiro exercício de convivência e de saber dividir, que o casal fará!

 

7-      RVG- O que torna a festa um sucesso?

Acho que poucos pontos, mas MUITO bem tratados

1-Comida Quente e Bebida Gelada ( Nunca ao Contrario)

2-Música da Melhor Qualidade

3-Uma lista de Convidados bem variada e eclética para gerar assunto...

4-Boa Infra Estrutura : Manobra, Segurança, Limpeza, Climatização...

 

8-      RVG - O que mais estraga o dia do casamento na relação noivos e convidados?

Convidados que levam ao Casal problemas ao invés de resolvê-los, sempre serão inconvenientes...

Noivos que ficam fiscalizando cada coisa... Jamais se divertirão...

Lembre-se... Foram vocês que contrataram cada um destes profissionais e deram a eles seu voto de confiança... Agora é hora de confiar...

 

9-      RVG- O casamento está pronto. E a noiva muda tudo de última hora o que fazer quando isso acontece? 

Cerimonialistas existem para isso. Somos realizadores de sonhos e cada desejo deve ser respeitado... Nunca digo não... Por mais difícil que possa ser... Mas posso chegar a dizer : Infelizmente não consegui... Infelizmente não foi possível, mas eu realmente tentei...E é importante também tentar resolver , mudar e realizar, pois caso consiga, ela será ETERNAMENTE grata!

 

10-   RVG- O mundo mudou e junto veio a tecnologia. Na hora do casamento qual a postura do cerimonialista diante de tantos “paparazzi” que muitas vezes chegam a atrapalhar a cerimonia?

Primeiro ele deve saber SE a noiva gosta ou o que ELA acha disso... Muitas vezes é isso o que ela quer... Postagens no Instagram, comentários no FB, etc etc...

 

11-   RVG- Qual a sua dica para as Goianas que buscam um bom cerimonialista para ajudá-las na organização do grande dia? A que elas devem ficar atentas?

Não deixem de procurar referencias de trabalhos já realizados...

Após a primeira reunião...Você ficou pensando nele o tempo todo? Ele realmente lhe passou confiança? Fica com Ele!!!!

 

12-   RVG- Qual sua mensagem final para quem vai casar ou está pensando em se casar?

Festa é Solução e Não problema...

Ninguem é obrigado a fazer festa...

 Se  todo este processo está lhe estressando, você pode e deve mudar o Formato de seu Casamento e não sair de sua “Zona de Conforto”!