Entrevista

Fábio Porchat: Ator, roteirista, produtor, apresentador, diretor.

Por Brenno Alves

Nascido no Rio de Janeiro, em 1º de julho de 1983, viveu até os 19 anos em São Paulo.

Em 2002, quando era aluno de Administração da ESPM, foi ao programa do Jô Soares, onde acabou por apresentar um esquete de sua autoria, baseado no seriado “Os Normais”. Foi quando decidiu seguir a carreira de ator. Mudou-se para o Rio de Janeiro e formou-se na CAL – Casa de Artes das Laranjeiras.

FOTO: EDU MORAES

Televisão

Seu primeiro trabalho na TV foi atrás das câmeras, em 2006, como redator do humorístico ZORRA TOTAL, da Rede Globo, do qual fez parte por quatro anos. Em 2008 passa à frente das câmeras, apresentando o programa DE PERTO NINGUÉM É NORMAL, no GNT.

Em 2010 criou o quadro EXAGERADOS, no Fantástico, em que trabalhou também como ator e redator. No mesmo ano participou atuando e escrevendo do JUNTO & MISTURADO, ao lado de Gregorio Duvivier, Bruno Mazzeo, Fabíula Nascimento, entre outros.

Em 2011, Fábio passou a escrever e a participar do programa ESQUENTA, apresentado por Regina Casé.

Em 2012 Porchat estrelou, ao lado de Miá Mello, a série MEU PASSADO ME CONDENA, no canal pago Multishow.

Também em 2012 passou a fazer parte do elenco do programa A GRANDE FAMÍLIA, da Rede Globo, no qual permaneceu até 2013.

Em 2014 estreou ao lado de Tatá Werneck em TUDO PELA AUDIÊNCIA, programa de auditório do Multishow que parodia atrações de famosos programas populares da TV. Contou com três temporadas.

Em 2016 assinou com a Record TV para apresentar seu próprio talk show, PROGRAMA DO PORCHAT, que entrou na grade do canal no mesmo ano. Fábio Porchat tem conquistado a cada dia mais o público Goianiense com seu talk show exibido pela Record Tv Goiás.

No Teatro o Jovem Humorista e Apresentador  tem se deu destaque. De 2007 a 2011 Fábio fez parte do primeiro grupo de stand-up comedy do Brasil, o COMÉDIA EM PÉ. Ainda nos palcos, escreveu, dirigiu e atuou em diversas peças, como PALAVRAS NA BRISA NOTURNA, PIQUENIQUE NO FRONT e VELHA É A MÃE, entre os anos de 2005 e 2012.

 

Em 2014 dirigiu seu primeiro monólogo dramático, OS BONS SERVIÇOS. Em agosto do mesmo ano estreou, ao lado de Miá Mello, a peça MEU PASSADO ME CONDENA, derivada da série do Multishow de mesmo nome.

No Cinema Fábio participou de vários filmes como ator e roteirista, em 2012 interpretou o traficante “Dono do Morro” no longa-metragem TOTALMENTE INOCENTES, assinou o roteiro do filme VAI QUE DÁ CERTO, ao lado de Mauricio Farias, diretor do longa que estreou em 2013. O filme atingiu quase três milhões de espectadores, ficando em terceiro lugar no ranking das maiores bilheterias nacionais. VAI QUE DÁ CERTO 2 estreou em 2016.

Ainda em 2013, estreou o longa MEU PASSADO ME CONDENA - O FILME, derivado da série homônima. Ultrapassou a marca dos três milhões de espectadores e foi a segunda maior bilheteria nacional do ano. MEU PASSADO ME CONDENA 2, gravado em Portugal, teve sua estreia em 2015. No mesmo ano estrelou em O CONCURSO, de Pedro Vasconcellos

Em 2014 rodou ENTRE ABELHAS, em 2016 estreou o primeiro longa-metragem do grupo Porta dos Fundos, CONTRATO VITALÍCIO, que conta com direção de Ian SBF e roteiro assinado por Fábio.

Como dublador, Porchat emprestou sua voz para as personagens Olaf, na animação FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE, da Disney; Chuck, de ANGRY BIRDS – O FILME, que estreou em maio de 2016 nos cinemas; e também a animação FESTA DA SALSICHA.

Na Internet

Da união entre Fabio Porchat e seus amigos Antonio Tabet (Kibe Loco), o ator Gregório Duvivier, o diretor Ian SBF, e João Vicente, nasceu à produtora PORTA DOS FUNDOS, que originou o portal humorístico homônimo, veiculado exclusivamente na internet desde agosto de 2012. Mesmo com pouco tempo de existência, o programa virou sucesso na rede e recebeu o prêmio APCA de melhor programa de humor de 2012.

Em 2014 assinaram com o canal pago FOX para veiculação dos vídeos já consagrados na internet, que começaram a ser exibidos em outubro do mesmo ano. A primeira série original criada para a Fox, O GRANDE GONZALEZ, chegou ao canal em 2015. O primeiro longa-metragem do grupo estreou em 2016.

Ainda com Porta dos Fundos, Fábio apresenta o programa de viagens PORTA AFORA, ao lado da Rosana Hermann. Disponível em canal próprio no Youtube, duas de suas três temporadas também foram exibidas canal Multishow.

 

Fábio Porchat e Xuxa Meneguel. Foto: Antonio Chahestian / Record TV

ENTREVISTA:

1 - Seu programa esta fazendo um sucesso...

Está indo bem né? Muito feliz com a audiência em Goiânia.

 

2 - Como você esta lidando com esse sucesso todo?

É muito bacana poder transitar em todos os meios. Eu venho do teatro, depois fui para Tv Aberta, onde fiquei 08 anos na Globo, fui pra internet com Portas nos Fundos, fui pro Multi Show e agora estou de volta na Tv Aberta

3 - Portas nos Fundos é um sucesso...

Um sucesso! Portas nos Fundos tem mais de 3 Bilhões de visualizações no mundo todo. Então é bacana poder transitar em todo lugar. No cinema... e esta caminhando. A Tv Aberta é mais um passo. O Programa do Porchat fazendo do jeito que eu quero, falando das coisas que eu quero falar. Muita gente falou. Ah, você não vai poder falar tudo e quando viu esse assunto ficou até antigo. Porque no Fundo eu estou com todos os assuntos acontecendo. Falo de política e falo de tudo um pouco. Claro que a Tv Aberta tem um monte de coisas que não pode falar.

4 - Na hora que você abre o Programa e fala de Política. Da umas cutucadas. Isso já gerou algum processo?

Não. Nunca tomei processo nenhum. Nunca fui processado. Isso é mais uma lenda do que qualquer coisa.

 

5 - Você com esse modelo de fazer Stand-Up na Tv Aberta ganhou muito espaço na mídia?

O Stand-Up se solidificou. Ele Ressurgiu. Se você for ver o Jô Soares já fazia, Chico Anysio o Anselmo. Então muita gente fazia isso lá atrás, mais contado casos, contando piada. O Stand-Up agora voltou com textos próprios, às pessoas contando coisas que acontecem com eles e isso criou uma geração de stand-ups. Esta o Danilo, Adnet, Eu, o Rafinha, a Dani Calabresa muita gente legal fazendo stand-up e chegou à televisão. Em um talk show como esse tem sempre um monólogo inicial com um stand-up uma brincadeira sobre o que esta acontecendo no dia-a-dia e no meu programa estamos falando muito de política porque é o que esta acontecendo no Brasil.

6 - Fábio Porchat esta feliz?

Muito Feliz. Trabalhando Muito... Vou casar. Feliz com a Record. Um programa que deu certo com o público deu certo pra critica. E agora melhorar, é claro. Temos pouco tempo no ar. Esta começando ainda. É porque já foi tão forte e hoje em dia as coisas acontecem em uma velocidade tão grande que a  gente esquece e parece que o Programa tem dois anos.

 

7 - O Programa do Porchat esta com uma audiência muito grande em Goiânia.

É verdade, por isso vim em Goiânia por conta disso, pra verificar se as pessoas estão assistindo o programa do Porchat. Já fui á Salvador, ao Rio de Janeiro, Santos e São Paulo e agora em Goiânia pra ver se as pessoas estão assistindo...

 

8 - Combinado?

Nada! As pessoas acham que é combinado. Mais engraçado que você vê a reação das pessoas, fazem uma cara, onde não acreditam que eu esteja lá. Inclusive eu peço para as pessoas mandarem endereços pelo instagram pra eu ir a casa delas. E ate quando elas mandam o endereço e eu chego a casa delas elas assustam.

9 - Em entrevista ao Balanço Geral Goiás você falou que não conhece Pit Dog. A Paixão do Povo Goianiense. O X-Salada aquele que vem pão, alface... Pretende experimentar?

É, Pit Dog eu não conheço. Quero visitar e conhecer de perto. Tem Muitos Pit Dogs em Goiânia... Eu vou lá...

 

10 - Fabio Porchat vai casar agora. Pra quem pretende casar, qual a dica de Fabio Porchat?

Fuja em quanto é tempo (risos). Mentira! Estou brincando... Casar é muito bom. Casar é gostoso, te acalma e te tranquiliza.

 

11 - Vocês já estão morando juntos?

Sim, já! Há um ano... Vamos só oficializar.

 

12 - Vai ser uma festa para uma multidão?

Vai ser uma festança para 500 pessoas lá no Rio de Janeiro. A gente tá bem animado e bem feliz. Mais dá trabalho casar. Tem que ter paciência. O que eu diria é para os noivos ficarem tranquilos e não deixarem a família enlouquecer. As nossas famílias estão ótimas, sem dar muito pitaco. Porque família quer ficar dando pitaco e as nossas estão muito tranquilas. Você conseguindo organizar a festa do seu jeito e o noivo sabendo que a festa é da noiva as coisas se resolvem.

 

13 - O casal tem que ter uma cumplicidade?

Sim, O casal tem que saber que vai brigar que vai desentender mais que vai passar e que é assim mesmo que acontece. Mais na realização do casamento gera stress, tem que entrar nessa sabendo que vai discordar.

 

14 - Vocês não brigam não?

Sim, claro!

15 - Ela tem os compromissos dela e você os seus, uma agenda extensa. Como vocês lidam com isso?

É, a gente tem que lidar com isso. Tem que viver a vida assim. Todo mundo briga e todo mundo faz ás pazes!

 

Goianos no Porchat

Entre grandes nomes da música brasileira, Fábio Porchat escolheu o grupo Pedra Leticia para integrar sua equipe

Banda Pedra Leticia. FOTO: Rinaldo de Oliveira Fotógrafo

Pedra Letícia é uma banda brasileira de rock e rock cômico formada em 2005 na cidade de Goiânia. Atualmente faz parte do Programa do Porchat. Suas primeiras apresentações foram no bar Omelete Club, cujo dono se tornou um dos membros da banda. Seu vocalista, Fabiano Cambota, também é comediante stand-up.

A idéia da banda é mais antiga que a mesma. Apesar de terem se conhecido em meados de 2005, os músicos Fabiano Cambota e Fabiano Áquila reativaram em Goiânia uma banda da qual Cambota fora fundador um pouco antes, enquanto fazia faculdade de rádio e TV em Bauru. O recomeço se dá no palco do bar FALANGE, em Goiânia, um quilombo do rock na cidade sertaneja. Hoje, na capital paulista, o Pedra Letícia tem agenda disputada. As músicas de autoria de Fabiano Cambota têm sido veiculadas com sucesso na internet, e já ultrapassam os 8 milhões de views no YOUTUBE.

No currículo da banda já conta com mais de 200 shows realizados em cidades do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia e Distrito Federal. Vale destacar ainda as apresentações em rádios e programas consagrados no país, como o Programa Pânico (Jovem Pan), Hora do Ronco (Band FM) e Transalouca (Transamérica); Programa Bastidores (Multishow), Domínio MTV (MTV), Programa Fantástico (Globo), além de aparições em revistas e jornais de todo país (Capricho, Rolling Stones, O Globo, Extra, O Dia, O Popular, Diário da Manhã, Estadão entre outros).

Trata-se, enfim, de uma banda atipicamente deliciosa de se ver e ouvir. A teatralidade faz do show um momento pra se divertir, rir, dançar e cantar junto. O repertório que inclui clássicos do rock  nem sempre levados muito a sério - e várias releituras de músicas infantis, principalmente da década de 80, agrada públicos de todas as idades, que acabam por se entregar ao momento descompromissado e divertido que a banda proporciona. Não há um tipo de público definido que frequenta os shows do Pedra Letícia. Pergunte aos integrantes como é esse público, e ouvirá de algum deles que se trata de uma plateia muito eclesiástica.

Fonte Pedra Leticia: Site Oficial da Banda e Wikipédia.

Fonte Fábio Porchat: Site Oficial

Para adquirir essa edição entre em contato pelo fone (62) 3247-3647 ou pelo e=mail producaovivergoias@gmail.com